Ano novo, de novo !!!


Aquele clima especial do primeiro dia do ano. Você acompanha pelas redes sociais, na televisão e claro, através das pessoas que você conhece aquele clima de recomeço, de inovação, iniciativa de ser melhor no ano que vem chegando. Por mais batido e banal que esse clima de fim de ano e ano novo se revela, não tem como sentir pelo menos uma faísca de energia que ele causa na nossa vida.
A minha vida está repleta de recomeços, em tentativas de crescer em vários níveis universais a qualquer ser humano. Sempre quis uma mudança completa, daquelas que você no dia 31 de dezembro é uma pessoa, e no dia 1° de janeiro é outra completamente diferente. Uma ilusão. Mudar de uma hora pra outra é um padrão implantado de algum lugar no nosso psíquico e que acaba se confrontando com os nossos defeitos. 

Desde o final de 2013 eu comecei a questionar várias coisas relacionadas a minha própria vida, nunca de uma forma muito séria, mais como uma ideia que ia se revelando e se adaptando as minhas inúmeras neuroses. Em 2014 comecei a trilhar, ainda que de forma bem precária e aleatória, a minha caminhada ao tão intimidador desenvolvimento pessoal. Nada de práticas imediatas como meditação ou estudo espiritual filosófico de questionamento, mais como percepção dos meus anseios em relação a padrões de comportamento que tinha na minha vida e que não fazia sentido algum e pior, fazia eu me sentir péssimo e depressivo. 

Eu queria muito, mas muito mesmo ter uma formula, um método pre-concebido de como se desenvolver de uma forma mais plena e vigorosa. . . . . . . mas espera aí, as coisas precisam ser desse jeito, para você crescer tem que precisar desenvolver um caminho panfletário de como se deve agir e pensar??? Não, digo isso com o coração bem aberto que só você sabe e conhece a melhor forma de se auto conhecer. Só você sabe a chave pra começar a sua própria mudança interior, sem mesmo precisar virar qualquer tipo de esteriótipo de esotérico "paz e amor" que lhe faz parecer distante do que você realmente é. Quanto mais se luta pelo que você não quer ser mais esse seu "eu" vai se impor diante da sua vida em suas atitudes. Acho que a coisa mais valiosa que aprendi (tá, to ainda aprendendo!) é abraçar a sua sombra, aceitar e acolher os seus defeitos e neuroses, colocar ele no colo como uma criança mimada que reclama histericamente pelo doce não comprado. Foi assim que eu comecei a enxergar de fora o que eu sentia por dentro, foi assim que eu me observei cada vez que o meu ego queria dar importância a uma situação não tão ruim do que aparentava. Aceitar para transformar.

A paz, o equilíbrio, o tão sonhado equilíbrio que tanto busco não cairá do céu, não será conquistado assim de repente, de uma hora pra outra. O equilíbrio não é um estado fixo que permanece intacto na sua alma. É uma busca que se inicia a cada dia, a cada hora, em cada momento. E na minha vida nunca nada apareceu de forma fácil, nunca foi fácil, mesmo que tivesse sido sempre se tornava complicado, pelo meu ego, o fácil, o difícil, virava complicado.  

Uma das tentativas de equilíbrio se torna realidade pra mim agora nesse momento escrevendo. Meu Deus, você tá escrevendo um blog, um blog. Uma ferramenta que eu gostava tanto de mexer e que tinha parado de usar á exatos 11 anos. Independente do tempo, se ele vai ser lido ou não pelas pessoas, porra cara, você tá escrevendo de novo, recomeçando de novo. E talvez aquela distancia que você colocava no que você queria fazer e deixava de realizar só exista na sua cabeça. Na minha existia, até agora!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas